Acordo com empresas chinesas prevê ampliação de redes de transmissão de energia no RS

governo gaúcho assinou na tarde desta segunda-feira (27) um acordo de implantação e operação para transmissão de energia elétrica no Rio Grande do Sul, entre a Eletrosul e as empresas chinesas Shanghai Electric e Zhejiang Energy. O novo sistema de transmissão se estenderá por 59 municípios.

O investimento de R$ 3,967 bilhões prevê o reforço no atendimento da Região Metropolitana de Porto Alegre e no Norte do estado, com a a construção de 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, oito novas subestações e a ampliação de 14 subestações existentes.

A parceria tem o objetivo de viabilizar os projetos que compõem o Lote A, resultante do leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vencido pela Eletrosul em 2014.

Em 2016, a Eletrosul realizou uma chamada pública para selecionar interessadas em compor o projeto, e as empresas chinesas saíram vencedoras. A Shanghai Electric e Zhejiang Energy terão a posse de 44% e 28,5% dos empreendimentos, respectivamente, e a Eletrosul responde por 27,5%.

De acordo com a Secretaria de Minas e Energia, os empreendimentos também poderão viabilizar o escoamento de energia de futuros parques eólicos e de projetos termoelétricos no estado.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.