Baleias são flagradas na praia em Torres, Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Um grupo de baleias foi visto na tarde de quarta-feira (1) no mar em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O aposentado Osvaldo Raupp estava em cima das dunas, observando o mar, quando avistou os animais.

“Eu moro perto da praia. Todo ano eu observo que elas aparecem sempre nesta mesma época. Aí a gente chama os vizinhos para verem também. É muito legal”, relata.

O professor de zoologia Ignacio Moreno, que leciona no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), acredita que as baleias sejam da espécie Franca. Ele conta que é normal elas aparecerem nesta época do ano.

“O pico é em setembro, mas em julho e agosto também são vistas. A gestação dessas baleias dura um ano. Então, elas acopulam e no outro ano elas voltam para ter os filhotes”, explica.

Conforme Moreno, para observá-las, o melhor é estar em lugares mais altos, como as dunas que Raupp subiu. “As vezes o mar é forte, tem muitas ondas. Aí, eu vou para cima das dunas e fico lá observando, esperando elas aparecerem”, conta o aposentado.

O professor salientou que as pessoas devem respeitar as baleias e os outros animais marinhos que aparecem nas praias. “É importante que a gente preserve o espaço deles. Não fique muito próximo, já que eles não estão acostumados com pessoas”, aconselha.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.