Hospital de Charqueadas deve retomar serviços em abril

FONTE CORREIO DO POVO//A Associação Hospitalar Vila Nova assumirá o gerenciamento do Hospital em Charqueadas, na Região Carbonífera, que está com as portas fechadas desde junho de 2017. A reabertura do local, que antes funcionava como pronto-atendimento 24 horas, ainda depende da assinatura de contrato, mas a expectativa é de que isso aconteça até o final de abril.

“Não há data definida, mas nossa intenção é reabrir o mais rápido possível. Documentações devem ser encaminhadas e vistorias devem ser feitas. A comunidade está ansiosa pela retomada dos serviços”, disse a secretária municipal de Saúde, Cláudia Brum.

Com a interrupção dos atendimentos no único hospital da cidade, as demandas são encaminhadas para as 13 Unidades de Saúde da Família, que atendem até as 17h, e para uma equipe que atua na madrugada. “Montamos um grupo de retaguarda que atende na Policlínica, das 17h às 7h. Um serviço temporário, que foi necessário criar para atender à população à noite. Casos de urgência e emergência são encaminhados para o hospital de São Jerônimo.” Ela afirma que a contrapartida do município é de R$ 300 mil.

Diretor administrativo da Associação Hospitalar Vila Nova, Jalmir Pin explica que a abertura do hospital depende de documentação e liberação de alvarás. “Precisamos saber agora se a estrutura física está apta para o funcionamento do hospital, se será necessária a aquisição de equipamentos e contratação de funcionários. O custeio será feito parte pelo município e parte da União.” O prédio fica às margens da ERS 401, tem 2,5 mil metros quadrados, com capacidade para 55 leitos e realização de 5 mil atendimentos por mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *