Inverno no Rio Grande do Sul deve ter chuva abaixo da média e ondas de frio e calor

FONTE: G1.COM/RS

O inverno no Rio Grande do Sul deve ter chuva abaixo da média para a estação e ondas de frio e de calor, com maior oscilação de temperatura no mês de agosto. A previsão é da Somar Meteorologia. No Hemisfério Sul, o inverno começa nesta quinta-feira (21), às 7h, e termina no dia 22 de setembro.

O outono, que se iniciou em 20 de março, ainda conforme a Somar, teve chuva abaixo do normal no estado – apenas em alguns pontos litorâneos a precipitação foi maior. Mas a estação também foi marcada por extremos. Houve formação de tornados no fim da estação, além de outros eventos de tempo severo.

As temperaturas mínimas e máximas ficaram, em sua maioria, acima da média, mesmo com a entrada de uma onda de frio no fim de maio e outras duas em junho, com temperaturas negativas. Houve registro de geada em 10 dias no Rio Grande do Sul, sendo que em dois deles o fenômeno ocorreu também em Porto Alegre.

Outono se despede com geada em São José dos Ausentes (Foto: Nilda Salib/Arquivo Pessoal) Outono se despede com geada em São José dos Ausentes (Foto: Nilda Salib/Arquivo Pessoal)
Outono se despede com geada em São José dos Ausentes (Foto: Nilda Salib/Arquivo Pessoal)
Previsão para os primeiros dias do inverno
O outono se despede nesta quarta-feira (20) com o predomínio de uma massa de ar seco sobre o Rio Grande do Sul, e as temperaturas se elevam gradativamente. Em Porto Alegre pode fazer até 22°C, em Caxias do Sul, 21°C, e em Uruguaiana, 25°C.

No primeiro dia do inverno, as temperaturas ainda seguirão elevadas no estado, até com sensação de calor em alguns municípios. A máxima prevista para acapital gaúcha é de 24°C. E segundo a Somar, o aumento da temperatura sugere mudança no tempo. Uma frente fria que avança pelo Sul do país traz instabilidades e chuva para todo o Rio Grande do Sul. Começa pela Campanha e pelo Oeste, e se espalha depois pelo interior do estado e Região Metropolitana até o fim da quinta-feira (21).

A frente fria deve avançar na sexta (22) pela costa da Região Sul, e ainda pode chover entre o litoral, Sul e Campanha. As temperaturas voltam a cair, com previsão de no máximo 17°C em Porto Alegre, conforme a Somar.

Para o fim de semana, a tendência é de chuva no sábado (23), que pode ser forte em algumas regiões, principalmente no Sul. No domingo haverá queda nas temperaturas. A próxima semana será marcada pelo avanço de uma massa de ar polar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.