O Hospital de Clínicas de Porto Alegre adquiriu um manequim de última geração para o Laboratório de Simulação

FONTE O SUL//O HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) adquiriu recentemente um manequim SimMan 3G, considerado de alta fidelidade, que será utilizado em treinamentos no UAA (Laboratório de Simulação da Unidade Álvaro Alvim). Capaz de apresentar sintomas neurológicos e fisiológicos, o boneco também possui reconhecimento automático de medicamentos.

“A aquisição deste equipamento nos colocará em outro patamar. Ele consegue simular uma série de situações e mede a resposta do aluno de acordo com o caso clínico e a sua conduta, verificando se a tomada de decisão foi adequada ou não. Realmente é um grande passo do Clínicas no mundo da simulação”, explica o coordenador do Grupo de Ensino do HCPA, professor José Geraldo Lopes Ramos.

O SimMan 3G ajuda a desenvolver o gerenciamento de tempo em situações de emergência, a rápida tomada de decisão, a comunicação e as transferências entre unidades. Usando o sistema, o instrutor pode avaliar, de forma eficiente, as habilidades individuais e em equipe do aluno, com base em uma situação clínica realista.

Todas as intervenções são gravadas pelo sistema no registro da sessão e usadas posteriormente para debriefing (discussão após experiência prática). Além disso, o manequim permite simulações à distância (por exemplo, em helicóptero) por apresentar a tecnologia 3G.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.