Prefeitura de Porto Alegre oferece passagens de ônibus a moradores de rua que desejam voltar às cidades de origem

FONTE: G1.COM/RS

A prefeitura de Porto Alegre vai fornecer passagens de ônibus intermunicipais e interestaduais gratuitas para pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social – principalmente moradores de rua que desejam retornar para respectivas cidades de origem. A ação faz parte do Plano Municipal da Superação da Situação de Rua.

O acordo foi assinado nesta terça-feira (19) pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. e por representantes da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio Grande Do Sul (Fetergs) e da Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal (RTI). De acordo com o município, as passagens dependem da disponibilidade de lugares nas rotas das empresas associadas. Inicialmente devem ser oferecidas 150 viagens por ano.

De acordo com o grupo de trabalho responsável pelo plano, apenas 5% dos moradores de rua de Porto Alegre estão nesta situação por opção, e 50% deles moram há mais de cinco anos em locais públicos. Metade tem problemas com o uso de drogas, 45% perderam os vínculos familiares e 5% sofrem problemas graves de saúde mental.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, explica que o acordo vai ajudar os interessados que desejam retornar para as cidades natais, mas não têm condições financeiras.

“A partir deste trabalho, que inclui diversas fases, como o diagnóstico, a busca de atendimento, um dos encaminhamentos é o da retomada dos vínculos familiares e a partir disso, a construção de uma nova caminhada em suas cidades de origem”, afirma.

Segundo o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Joel Lovatto, uma equipe vai acompanhar o embarque na Rodoviária de Porto Alegre e fazer contato com a família ou com a assistência social do município de origem, para que a pessoa possa ser acolhida ao desembarcar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.