Santa Rosa inaugura réplica da Apollo 14 durante a Fenasoja

FONTE CORREIO DO POVO//Uma réplica da Apollo 14 foi inaugurada na quinta-feira, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. O monumento é uma homenagem à nave espacial que foi à Lua em 1971 com sementes que posteriormente foram germinadas em solo lunar. Uma sequoia-americana, resultado dessa missão, está no parque há 37 anos.

A inauguração ocorreu durante a Fenasoja 2018. Nilso Guidolin, que foi presidente da Feira em 1981, conta que a muda foi entregue pelo então presidente João Figueiredo. “Em 1979, visitamos o presidente em Brasília, levando o convite para participar da Feira. Presenteamos o político com um pelego, com o desenho da Bandeira do Brasil. Ele ficou comovido e disse que daria para Santa Rosa uma das três mudas que o governo recebeu da missão americana”, revela. Foi um presente pelos 50 anos da cidade. A muda foi plantada durante a Fenasoja, em 13 de agosto de 1981.

Em 2017, o artista Beto Almeida iniciou a mobilização para a réplica da nave ficar junto da árvore lunar. Ele acredita que, juntas, representam a preservação da Terra. “Temos em Santa Rosa um santuário da natureza, que busca a reconciliação do homem com o meio natural.” A construção da réplica foi custeada pela AGCO do Brasil, prefeitura, Indumóveis, Sinduscom e Dialig. Os idealizadores organizam uma visita de equipe da Nasa a Santa Rosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.