A partir desta sexta-feira, Porto Alegre terá o dobro de postos de saúde com teste rápido de coronavírus

FONTE: O SUL

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre anunciou a ampliação do número de locais com oferta de testes rápidos de antígeno para detecção de coronavírus. Com vigência a partir desta sexta-feira (7), a medida prevê que o procedimento estará disponível em 60 postos de saúde, contra os atuais 33. Os locais devem ser divulgados em breve.

Conforme a prefeitura, a iniciativa faz parte de uma mudança na estratégia de combate à pandemia na capital gaúcha e tem por objetivo proporcionar maior agilidade aos resultados. O titular da SMS, Mauro Sparta, destaca:

“A confirmação do teste de antígeno sai em menos de 30 minutos. Com a transmissão comunitária da variante ômicron, precisamos isolar os casos positivos o mais rápido possível”.

Os pacientes sintomáticos e que tiverem resultado negativo no antígeno serão encaminhados para realização de teste do tipo RT-PCR para confirmação. Essa segunda etapa será realizada em oito locais específicos, a partir de encaminhamento pelas equipes dos postos da rede municipal.

Diferença

– Antígeno: utiliza uma espécie de cotonete inserido na nasofaringe, para testagem imunológica da amostra coletada. Sua principal vantagem é apresentar resultados de forma mais rápida e barata. Mas sua sensibilidade é inferior ao RT-PCR de nasofaringe.

– RT-PCR: também tem por base o uso do cotonete especial na nasofaringe, mas é um teste molecular baseado na pesquisa do material genético do vírus (RNA) na amostra coletada. É considerado o exame laboratorial padrão-ouro para diagnóstico da infecção e pode ser encontrado nas versões convencional (prazo de realização de pelo menos 24h) e POCT (resultado em poucas horas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.