Acidentes com motos causam mais da metade das mortes no trânsito de Porto Alegre em 2018, diz EPTC

FONTE: G1.COM/RS

Porto Alegre teve 42 mortes no trânsito no primeiro semestre deste ano, segundo informou nesta segunda-feira (9) a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O número representa uma queda de 10% em relação ao mesmo período de 2017, quando 47 pessoas morreram no trânsito da cidade.

Mais da metade dos óbitos registrados neste ano são – 22 de 42 – têm relação com motos. Morreram 15 condutores, um passageiro e seis pedestres, vítimas de atropelamentos.

No total de acidentes, o primeiro semestre deste ano teve uma redução de 9% na comparação com mesmo período do ano passado, passando de 6.035 para 5.451. Os dados são da Coordenação de Informações de Trânsito (CIT) da EPTC.

No mês passado, foram registrados 856 acidentes, 16% a menos que os 1.021 registrados em junho do ano passado. Morreram seis pessoas, 33% a menos na mesma comparação, e 403 ficaram feridas, 6% a menos que junho de 2017.

Foco nas motos
Devido à alta incidência de acidentes com motos, a EPTC promoverá em julho atividades educativas com foco nas motos, com abordagens, distribuição de panfletos, palestras e vistorias gratuitas de itens de segurança.

“O trabalho por uma circulação com menos conflitos é permanente, por intermédio de iniciativas do poder público, mas necessariamente, também, com apoio de todos os segmentos da sociedade. Durante este mês vamos focar bastante em ações pela segurança envolvendo a circulação das motocicletas. Certamente precisamos evoluir muito, ainda, nesta autêntica e permanente missão pela preservação da vida”, diz o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.

A primeira vistoria de motos será realizada nesta sexta-feira (13), das 14h às 16h na sede da EPTC, Rua João Neves da Fontoura, 7, portão 3 (rampa). São oito vagas disponibilizadas, e também haverá profissionais medindo a pressão arterial dos condutores e dando orientações médicas para evitar riscos de queda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.