Aldeia caingangue abre aos visitantes em São Leopoldo

FONTE CORREIO DO POVO//A quinta-feira foi um dia diferente na aldeia caingangue Por Fi Ga, com sede no bairro Feitoria em São Leopoldo. Todos os anos, no Dia do Índio, as 30 famílias recebem estudantes e a comunidade em geral para mostrar suas tradições com a exposição de artesanatos e apresentações de dança.

Conforme Darci Rodrigues, um dos representantes da aldeia, a tribo quer ser ouvida. “Ficamos muito isolados do resto da cidade, mas nossa aldeia está sempre à disposição de quem quiser conhecer. Além disso, temos reivindicações a fazer, não queremos ser esquecidos”, disse ele, lembrando da antiga escola que funcionava dentro da aldeia e que está desativada há três anos. “Os alunos assistem às aulas em um espaço improvisado, no nosso galpão, o que não é o ideal”, explicou ele, destacando que existe um projeto para recuperar o prédio do educandário.

Além das atividades de ontem, a aldeia irá realizar uma festa como parte da programação do Abril Indígena, um projeto da Funai, nos dias 26 e 27, aberto a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.