As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, que oferece 235 mil vagas no ensino superior, podem ser feitas até sexta

FONTE: O SUL

As inscrições para a primeira edição de 2019 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) iniciaram nesta terça-feira (22) e prosseguem até sexta-feira (25). Os candidatos devem se inscrever pelo site http://sisu.mec.gov.br/.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), neste primeiro semestre serão oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de ensino de todo o País. Essa é a primeira vez desde o lançamento do Sisu em que há redução no número de vagas oferecidas.

Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018. O resultado do Enem foi divulgado na última sexta-feira (18).

Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade na qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Mudanças na lista de espera

Neste ano, uma das novidades é com relação à lista de espera. Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Em 2019, a regra mudou.

Agora, haverá uma chamada regular, e o estudante selecionado em uma das opções de curso dessa chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Segundo o MEC, a mudança na lista de espera é para permitir “maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu”. A expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com a pasta, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

Ufrgs

Foi divulgado na sexta-feira (18), na página da Coperse (Comissão Permanente de Seleção), o listão com os classificados no vestibular 2019 da Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Os candidatos aprovados tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre devem realizar a primeira fase da matrícula até 27 de janeiro.

Essa etapa consiste no envio, pelo Portal do Candidato, da documentação referente à modalidade de ingresso do candidato. O chamamento para as vagas remanescentes será realizado no dia 30 de janeiro. Todos os classificados, independente da modalidade, devem enviar a documentação acadêmica: histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio e documento de identificação.

O ingressante também deve preencher, no Portal, um formulário em que declara se ocupa ou não outra vaga de graduação em instituição pública de ensino superior. Além desses documentos, os classificados pelo Programa de Ações Afirmativas devem incluir a documentação relativa à modalidade de ingresso. Para cada modalidade, é necessário enviar documentos específicos – essas informações podem ser consultadas no Manual do Candidato (item 12).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.