Bolsonaro participa da posse do novo chefe do Comando Militar Sul, em Porto Alegre
FONTE: O SUL
O presidente Jair Bolsonaro participou, no fim da manhã desta quinta-feira (30), em Porto Alegre, da posse do novo chefe do CMS (Comando Militar do Sul), general Valério Stumpf Trindade. O militar, de 60 anos, assumiu o comando no lugar do general Geraldo Antonio Miotto, de 65 anos, transferido para a reserva do Exército.
Natural de São Gabriel, o general Stumpf entrou para o Exército em 1975, na Escola Preparatória de Cadetes, e é um dos mais experientes militares brasileiros, com participação em duas guerras civis. Atualmente, exercia o cargo de secretário de Economia e Finanças do Exército.
Por conta das restrições de aglomeração devido à pandemia de coronavírus, poucas pessoas acompanharam a troca de comando no Salão de Honra do CMS, no Centro da Capital gaúcha. Na ocasião, também foi inaugurado o retrato de Miotto na galeria dos ex-comandantes do CMS.
Além de Bolsonaro, participaram da cerimônia o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; o comandante-geral do Exército, general Edson Leal Pujol; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo; o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr.; o presidente do Tribunal de Justiça do RS, Voltaire de Lima Moraes; entre outras autoridades.
Bolsonaro e sua comitiva desembarcaram no aeroporto Salgado Filho na manhã desta quinta. O presidente foi recebido no local por alguns apoiadores e cumprimentou os brigadianos que faziam a segurança.
Depois, Bolsonaro e os ministros seguiram para o Comando Militar do Sul. Na frente da sede do órgão, havia um grupo de pessoas com faixas e bandeiras do Brasil gritando palavras de apoio a Bolsonaro. Já alguns moradores de prédios da região promoveram panelaços em protesto contra o presidente.
A posse do novo comandante militar do Sul foi o único compromisso oficial do chefe do Executivo no Estado. A última passagem de Bolsonaro pelo Rio Grande do Sul havia sido em dezembro do ano passado, quando ele participou da 55ª Cúpula do Mercosul, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.