Conheça alimentos que são aliados no controle da pressão alta

FONTE: O SUL
Cerca de 36 milhões de brasileiros sofrem com a hipertensão arterial. Alimentação saudável e atividades físicas podem ajudar no tratamento. A nutricionista Brenda Luciano, dá algumas dicas para controlar a pressão alta.

A hipertensão é o aumento da pressão sanguínea e as causas são variadas, como descreve o médico cardiologista Leonardo Buzzo. “Os casos mais comuns são de obesidade, sedentarismo, colesterol alto e tabagismo, esses são os fatores modificáveis”.

Buzzo explica que há também os fatores não modificáveis que são os genéricos, hereditários e a idade avançada.

O aposentado Sílvio Pessoa procura se alimentar corretamente para ajudar a controlar a pressão. “Eu não como salgado, alimentos gordurosos, eu mesmo faço minha comida e também não consumo bebidas alcoólicas.”

Além da alimentação, o Sílvio pratica exercícios e conta que a prática o ajuda a ter mais resistência para caminhar.

Segundo o cardiologista, caso o paciente não tome os cuidados necessários, outras doenças graves podem surgir. “Ao longo do tempo se ela não for tratada pode evoluir, com a falência dos rins, aumento da área do coração que pode causar insuficiência cardíaca e mais extremamente um infarto agudo do miocárdio, além do acidente vascular cerebral”, conta Buzzo.

Além dos medicamentos, a alimentação saudável é uma grande aliada para quem tem hipertensão. Confira as dicas da nutricionista Brenda Luciano:

Alho

Aguarde cerca de 10 minutos antes de colocar o alho picado no fogo. Antes deste período o organismo não consegue aproveitar as propriedades anti-hipertensivas; Para quem gosta de deixar o tempero pronto, basta colocá-lo em um recipiente escuro com tampa na geladeira.

Chá de hibisco

Para prepará-lo é indicado usar o processo de infusão: ferver a água, desligar o fogo e só então colocar a flor; Para meio litro de água são indicadas duas colheres de sopa da flor desidratada; Pessoas que não gostam do sabor da flor podem colocar pedaços de maçã para ferver junto com a água.

Suco de beterraba

A beterraba ajuda a baixar a pressão arterial por ser um vaso dilatador; Para quem não gosta do sabor, basta acrescentar uma laranja; O suco não deve ser coado.

A nutricionista destaca ainda que estes alimentos são indicados apenas para quem tem pressão alta. Em casos de pressão baixa, outras alternativas devem ser procuradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.