Ginástica, chute a gol e escalada: Dia do Desafio mobiliza 490 mil pessoas em Porto Alegre

FONTE CORREIO DO POVO//Pedalada, dança, ginástica, escalada, chute a gol e até remo. Tudo isso para desafiar as pessoas a se moverem, para assim, mover o mundo. Esse foi o conceito do Dia do Desafio, realizado nesta quarta-feira. No Estado, a mobilização envolveu 492 cidades e milhares de pessoas. Apenas em Porto Alegre, mais de 490 mil estiveram envolvidos no dia de desafios, com a participação de mais de 3 mil organizações, entre empresas, poder público, entre outros.

Segundo o coordenador do Dia do Desafio em Porto Alegre e integrante do SESC Redenção, Edson Domingues, a ideia é estimular que as pessoas destinem alguns minutos para a prática de uma atividade. “O dia é um marco. Para que você mude e comece a fazer um exercício físico, mesmo sendo por 15 minutos”, destacou. A recomendação é que a pessoa escolha aquela atividade que mais gosta e insira ela aos poucos na rotina. “Comece aos poucos, procure um profissional. O importante é praticar uma atividade e não ficar sedentário”, recomendou. E garantir o maior envolvimento possível também integra uma competição bem saudável.

Neste ano, Porto Alegre concorre com a cidade de Campinas, em São Paulo, para saber qual conseguirá maior mobilização. No Centro de Porto Alegre, foram montados vários espaços com atividades. A maior concentração ficou na Praça da Alfândega, onde foi montado um palco. Ao longo da manhã, diversos grupos de dança passaram pelo local, promovendo a divulgação da cultura de vários países, como Argentina, Itália e Rússia. Apesar da névoa pesada, mesmo no final da manhã, muitas pessoas aproveitaram para fugir um pouco da rotina para assistir um pouco das apresentações.

Outro espaço que chamou a atenção foi a Arena Gaudéria. No cercadinho, estavam disponíveis várias atividades tradicionais do Estado, como o jogo de truco, cinco marias e até tiro de laço. As atividades também se espalharam por outras regiões da cidade. Por exemplo, dentro da sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e no Centro Administrativo.

Já um passeio de bicicleta pelas unidades do Sesc na cidade divertiu quem buscou se exercitar. A pedalada era acompanhada pelo monitor do computador, que registrava os avanços e a passagem pelas unidades. Professora de educação física e integrante do setor de jogos escolares do RS, da Seduc, Letícia Leite, aprovou a iniciativa. “Todas as atividades físicas são saudáveis e essa demonstração acaba por contagiar os demais colegas”, comentou ela. Tentando acompanhar o roteiro de Letícia, o integrante do SESC, Fernando Bittencourt da Silva, considerou a pedalada uma atividade prazerosa e estimulante. “Atrai a atenção e faz bem para o corpo”, comentou.

O Dia do Desafio sempre ocorre na última quarta-feira do mês de maio, porém, em função da greve dos caminhoneiros, foi transferido para hoje. Criado no Canadá, o evento é divulgado no âmbito mundial, pela The Association For International Sport for All (Tafisa). No Estado, o evento é capitaneado pelo Sistema Fecomércio -RS/SESC, em parceria com prefeituras, poder público, iniciativa privada e instituições da sociedade ciivil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.