Porto Alegre, RS - 07/05/2020 - Reunião com Professor Audy, Professor Luiz Carlos e Prof. Balestrin. Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Marchezan e prefeitos da Região Metropolitana discutem ações conjuntas contra o novo coronavírus

FONTE: O SUL

O prefeito da Capital gaúcha, Nelson Marchezan Júnior, se reuniu por videoconferência, nesta terça-feira (16), com prefeitos que integram a Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre).

Marchezan explicou os critérios técnicos adotados pela Capital para restringir as atividades econômicas e sociais em resposta à demanda crescente por leitos de UTI para pacientes com coronavírus. Segundo ele, o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus de Porto Alegre analisa diariamente a situação epidemiológica e sanitária da cidade e tem na ocupação de leitos de UTI seu principal indicador.

“Temos muitos dados à disposição, mas o fator que nos leva a tomar as decisões, que são drásticas e tristes, é a ocupação dos nossos leitos de UTI. Se as nossas projeções de aumento da velocidade de ocupação de UTI se confirmarem, não descartamos tomar ações ainda mais restritivas nos próximos dias”, disse Marchezan.

Os gestores municipais discutiram possíveis ações conjuntas para conter a velocidade de proliferação do novo coronavírus. Marchezan sugeriu analisar a possibilidade de iniciativas articuladas com as empresas de ônibus metropolitanos e com a Trensurb, já que o número de passageiros que usam o transporte público é uma das peculiaridades de alto impacto para cada município. “Esse eixo de deslocamento certamente interfere na questão epidemiológica”, destacou.

Participaram da reunião virtual a presidente da Granpal, prefeita Margarete Ferreti (Nova Santa Rita); os prefeitos Luiz Carlos Busato (Canoas); Ary Vanazzi (São Leopoldo); Miki Breier (Cachoeirinha); Tânia Terezinha da Silva (Dois Irmãos); Marco Alba (Gravataí); Daiçon Maciel da Silva (Santo Antônio da Patrulha); José Sperotto (Guaíba); Emanuel Hassen de Jesus (Taquari); Luciano Rocha (Arroio dos Ratos); Leonardo Pascoal (Esteio); Murilo Machado (Triunfo); e Luís Rogério Link (Sapucaia do Sul); além do vice-prefeito Valdir Jorge Elias (Viamão).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.