Municípios gaúchos recebem mais 119,5 mil doses de vacinas contra o coronavírus

FONTE:> O SUL

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul distribuirá aos municípios, nesta quinta-feira (29), 119,5 mil doses das vacinas da Pfizer e CoronaVac, dando continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19.

Os imunizantes foram enviados ao Estado pelo Ministério da Saúde. Das doses da Pfizer, cerca de 6 mil serão destinadas para segunda aplicação (D2) em gestantes e puérperas que receberam a primeira (D1) de Oxford/AstraZeneca e cerca de 7 mil para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades.

As demais serão usadas para ampliar a vacinação por faixa etária. A decisão sobre a destinação dos imunizantes foi tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite na manhã desta quarta-feira (28).

Gestantes

Em nota técnica, o Ministério da Saúde indicou a finalização do esquema vacinal de gestantes e puérperas que receberam apenas uma dose da vacina da AstraZeneca. De modo geral, os imunizantes não são intercambiáveis – tomar a primeira dose de um fabricante e a segunda de outro.

Porém, frente à impossibilidade de esse público receber a segunda dose da AstraZeneca, novos estudos mostraram eficácia e segurança em completar o esquema vacinal com a vacina da Pfizer. A nota diz ainda que, na falta da Pfizer, também poderá ser usada a CoronaVac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.