Polícia Civil incinera quatro toneladas de drogas apreendidas no RS
FONTE CORREIO DO POVO//A Polícia Civil incinerou, na manhã desta terça-feira, quatro toneladas de drogas que foram apreendidas este ano no Rio Grande do Sul. O processo está sendo realizado em uma siderúrgica em Charqueadas, na região Carbonífera do Estado.
De acordo com o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), os entorpecentes destruídos foram apreendidos em Porto Alegre, região Metropolitana, interior do Estado e também em rotas interceptadas que viriam abastecer o mercado interno. “O valor de prejuízo estimado para o tráfico é bem considerável. Com essa destruição esperamos retirar mais uma carga importante de drogas das ruas”, explica o delegado Mário Souza.
A ação tem como objetivo chamar a atenção da população para a quantidade de drogas apreendidas – são mais de quatro milhões de doses de narcóticos, principalmente maconha – e também para o usuário que, segundo Souza, “acaba alimentando essa cadeia muito grande do tráfico de drogas que alimenta outras práticas criminais, como furto, roubo, homicídio e até latrocínio”.
O chefe de Polícia, Emerson Wendt, também destacou a importância da ação em relação ao problema de saúde pública gerado pelo consumo de entorpecentes. “Queremos chamar a atenção para apreensão de drogas ilícitas que causam problemas de saúde muito graves”, ressaltou.
A Polícia planeja, no mínimo, duas incinerações de drogas por ano. Em 2017, cerca de 11 toneladas de narcóticos foram queimadas.