Polícia realiza operação para combater a violência contra idosos em Porto Alegre e Santa Maria

FONTE:O SUL
A Polícia Civil gaúcha deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação Senectus com o objetivo de prevenir e combater a violência contra idosos, principalmente aqueles que residem em instituições de longa permanência.

Em razão da pandemia de Covid-19 e das medidas de distanciamento social, as visitas de familiares a essas pessoas foram reduzidas. Após meses sem contato com os idosos, familiares procuraram a Polícia Civil por serem surpreendidos com a debilidade de saúde dos seus parentes, denunciando situações de maus-tratos e negligência.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 13 instituições de longa permanência em Porto Alegre e verificadas denúncias em Santa Maria. Os dois municípios possuem delegacias especializadas de atendimento aos idosos.

Foram verificadas as condições de vida dos residentes, colhendo-se indícios de maus-tratos, abandono e questões envolvendo crimes financeiros, como retenção de aposentadoria. Uma mulher foi presa na Zona Sul de Porto Alegre depois que uma idosa foi encontrada amarrada em uma clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.