Porto Alegre amplia para os idosos a partir de 69 anos a faixa etária da segunda dose da Coronavac

FONTE: O SUL
Nesta quinta-feira (13), os porto-alegrenses a partir de 69 anos já podem receber a segunda dose da vacina Coronavac-Butantan, em 12 postos de saúde (8h-17h) em uma tenda em shopping (9h-17h). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na sexta-feira a idade mínima será de 67 anos e a tendência é de nova redução já no fim de semana.

Como de praxe, é necessário apresentar documento de identidade com o número do CPF, além da carteira de vacinação com os dados preenchidos no primeiro procedimento. Veja, a seguir, onde “estender o braço à picada”:

– Tenda no estacionamento externo do Shopping Bourbon Country (Zona Norte): acesso exclusivo para pedestres (não é drive-thru) e deve ser feito pelas ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt (bairro Passo D’Areia);
– Centro de Saúde Santa Marta – Rua Capitão Montanha, 27 – Bairro Centro Histórico;
– Centro de saúde Modelo – Avenida Jerônimo de Ornelas, 55 – Bairro Santana;
– Centro de Saúde IAPI – Rua Três de Abril, 90 – Bairro Passo da Areia;
– Posto de saúde Belém Novo – Rua Florêncio Farias,195 – Bairro Belém Novo;
– Posto de saúde Álvaro Difini – Rua Alvaro Difini, 520 – Bairro Restinga;
– Posto de saúde Morro Santana – Rua Marieta Menna Barreto, 210 – Bairro Protásio Alves;
– Posto de saúde Santa Cecília – Rua São Manoel, 543 – Bairro Santa Cecília;
– Posto de saúde Glória – Avenida Oscar Pereira, 3229 – Glória;
– Posto de saúde Moab Caldas – Avenida Moab Caldas, 400 – Bairro Santa Tereza;
– Posto de saúde Camaquã – Rua Professor Dr. Pitta Pinheiro Filho, 176 – Bairro Camaquã;
– Posto de saúde São Carlos – Avenida Bento Gonçalves, 6670 – Bairro Partenon;
– Posto de saúde Rubem Berta – Rua Wolfram Metzler, 675 – Bairro Rubem Berta.

Movimento tranquilo

O movimento foi tranquilo nos 12 postos e na tenda do shopping Bourbon Country ao longo desta quarta-feira, dia em que os idosos a partir de 72 anos começaram a receber a segunda dose de Coronavac.

Mesmo em locais como o Centro de Saúde Santa Marta (Centro Histórico), servidores da prefeitura avaliaram como baixa procura pelo serviço, na comparação com o outros dias.

Pessoas com comorbidades

Também nesta quinta-feira continua a aplicação da primeira dose de imunizante para pessoas com comorbidades na faixa etária a partir de 35 anos. O serviço está disponível em 33 endereços, no mesmo horário das 8h às 17h. A lista completa, bem como outros detalhes, pode ser conferida no site oficial prefeitura.poa.br.

Segundo a prefeitura, a redução da idade mínima para esse segmento populacional depende da confirmação da quantidade de ampolas a serem destinadas à capital gaúcha nas próximas remessas o Ministério da Saúde.

Imunização contra a gripe

Também prossegue até 8 de junho a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe, iniciada na terça com a inclusão dos idosos com mais de 60 anos e professores entre os grupos prioritários. A meta é imuniza ao menos 90% dos 304.338 idosos na faixa etária (273.904 pessoas) e dos 18.054 professores (16.249).

Para atender a esses públicos, a Secretaria Municipal de Saúde ampliará, de forma gradativa ao longo da semana, o número de locais com o serviço, iniciando com 43 locais, já nesta terça-feira, das 8h às 17h. Os endereços podem ser conferidos no site da prefeitura.

Quem recebeu a vacina contra o coronavírus recentemente deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias para receber a injeção contra a gripe – aplicada mediante uma única dose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.