Prefeito de Canoas cobra critério igualitário na distribuição de vacinas contra o coronavírus

FONTE: O SUL

Em reunião com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, em Brasília, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, solicitou, na quarta-feira (11), providências em relação aos critérios de distribuição das vacinas contra a Covid-19 destinadas ao município.

Durante o encontro, foi entregue um documento demonstrando que a cidade tem recebido menos doses do que outras de mesmo porte ou até menores. Segundo a prefeitura de Canoas, “o resultado é o atraso na imunização da população em comparação a outras cidades gaúchas, que já estão vacinando faixas etárias menores”.

No ofício, conforme o Executivo municipal, é demonstrado o “tratamento anti-isonômico” que Canoas vem recebendo do governo do Estado, desde o início da campanha de vacinação, frente a outras cidades. Também explica que, diante desse cenário, a prefeitura já encaminhou três notificações ao Palácio Piratini, desde abril, com o objetivo de receber um quantitativo de doses de acordo com o seu contingente populacional. “As questões foram expostas nos ofícios mencionados e reconhecidas pelo governo, todavia, não houve nenhuma correção do quantitativo de vacinas destinadas ao município de Canoas”, diz o documento.

Com base nesses dados, o prefeito Jairo Jorge solicitou que o Ministério da Saúde cobre providências ao governo gaúcho, a fim de destinar ao município de Canoas, na próxima remessa, que ocorrerá em 13 de agosto, doses de vacinas suficientes para estabelecer igualdade capaz de recolocar a cidade em terceiro lugar no recebimento de imunizantes, de acordo com os critérios populacionais.

“A saúde é a prioridade da nossa gestão. Por isso, os assuntos relacionados à busca de recursos e à justa distribuição de vacinas foram as principais demandas tratadas nesta quarta-feira em Brasília. Estamos enfrentando a pandemia, mas existe uma longa fila de canoenses esperando há anos por uma cirurgia ou uma consulta com especialista. Precisamos de recursos para avançarmos em nossos projetos de resgatar o atendimento adequado ao cidadão e à cidadã que precisa do SUS”, destacou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.