Regiões gaúchas têm frio intenso e até chance de neve nesta terça-feira

FONTE: O SUL

Em mais um dia de frio intenso no Rio Grande do Sul, a possibilidade de neve persiste nesta terça-feira (29) em todo o mapa gaúcho, de acordo com a MetSul Meteorologia. A projeção vale principalmente para áreas mais ao Norte dos Aparados da Serra, em municípios como Vacaria, São José dos Ausentes e Bom Jesus.

Os flocos gelados devem cair entre o período final da madrugada e o começo da manhã, voltando à noite. Também entrará em cena mais um fator de instabilidade que propicia esse tipo de ocorrência: a circulação de umidade de um ciclone extratropical intenso.

Tal fator, associado às nuvens da circulação, favorece a queda de neve nos Aparados. Não se pode descartar a a ocorrência do fenômeno, ainda, em pontos da Serra do Sudeste e da Campanha, além de chuva congelada em diferentes regiões gaúchas, sobretudo no Sul do Estado.

Mais frio

A parte mais intensa da massa de ar polar que ingressou no Rio Grande do Sul atua em parte do território gaúcho nesta terça-feira, principalmente durante a madrugada e a manhã, trazendo mais um dia gélido.

O Sol deve aparecer em grande parte do território, mas a circulação de um intenso ciclone no oceano causa um aumento no volume de nuvens. Em consequência, períodos de céu nublado a encoberto em muitas regiões.

Ventos mais fortes coincidirão justamente com o momento de máxima intensidade do ar frio sobre o Estado, entre a madrugada e a manhã desta terça-feira. Essa combinação trará sensação térmica baixíssima ao longo do dia e termômetros apontando números ainda menores que nesta segunda-feira.

Nas últmas horas, a temperatura máxima verificada pelo Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul foi de 12,8ºC em Teutônia, mas quase todo o Interior gaúcho apresentou entre 5ºC e 10ºC à tarde. A mais baixa foi de 1,9ºC, em São José dos Ausentes (15h).

A máxima em Porto Alegre foi de 11,6ºC. No Vale do Sinos, a maior temperatura foi de 12,1ºC em Novo Hamburgo –menor máxima do ano e a mais baixa na região desde 12 de agosto passado (10,7ºC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.