Rio Grande do Sul distribui 118 mil vacinas para serem usadas como primeira dose contra o coronavírus

FONTE: O SUL

A SES (Secretaria da Saúde) distribuirá, nesta terça-feira (24), cerca de 118 mil doses de vacinas contra o coronavírus CoronaVac e da Pfizer, em busca de aproximar os municípios da meta de vacinar os gaúchos até 18 anos, com a primeira dose, até quarta-feira (25).

As prefeituras terão acesso a 70.476 vacinas na fórmula da Pfizer/BioNTech e 48.050 da CoronaVac, totalizando 118.526 doses a serem usadas para a primeira aplicação na população adulta.

O quantitativo, que deve ser aplicado como primeira dose, é parte da remessa que chegou no domingo (22) ao Estado – o restante das doses de Pfizer e CoronaVac e o lote da AstraZeneca que desembarcou nesta segunda-feira (23) ficarão reservados para segunda dose.

Conforme levantamento realizado pelas 18 Coordenadorias Regionais de Saúde  nesta segunda-feira, pelo menos 330 municípios já começaram a vacinar pessoas com 18 anos, como Porto Alegre, Santa Maria, Erechim, Camaquã, Campo Bom, Chuí, São Borja, Canoas, Rio Grande, Lajeado, Estrela, Imbé, Torres, Tramandaí e São Leopoldo.

O mesmo levantamento apontou que 141 municípios vacinam pessoas com idades entre 20 e 25 anos. Para esses estão sendo enviadas, proporcionalmente, mais doses. A decisão foi pactuada na noite desta segunda entre Estado e municípios.

“Aqueles que precisam mais estão recebendo um pouco mais. Essa foi a forma de buscarmos chegar todos juntos”, explica a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa.

As vacinas da 1ª (Porto Alegre) e 18ª (Osório) coordenadorias e também de Porto Alegre podem ser retiradas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos nesta terça-feira. Para as demais coordenadorias, a SES entregará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.