Temporal e ventos fortes causaram estragos em Porto Alegre

FONTE: O SUL

O forte calor registrado na segunda-feira (17) trouxe chuva forte no final do dia para Porto Alegre. Não há relatos de feridos em razão do mau tempo. Árvores caíram sobre algumas vias e bairros ficaram sem luz. O acumulado de chuva registrado foi de 20,38 milímetros no Centro Histórico. A Capital teve sensação térmica de 47,4°C na segunda-feira.

De acordo com a MetSul Meteorologia, as rajadas de vento mais fortes foram registradas, até as 18h de segunda-feira, no Aeroporto Internacional Salgo Filho (70 km/h). “Nossos agentes da prefeitura estão trabalhando para desobstruir as vias”, explicou o coordenador da Defesa Civil do município, Adriano Krukoski.

Equipes de plantão da SMSurb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) estão atuando em casos de queda de árvores e de galhos, priorizando os casos com interrupção parcial e total de vias. Além disso, as equipes da coordenação de águas pluviais também estão atuando em locais aonde ha acúmulos de água.

De acordo com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), até as 19 horas foram registrados três pontos com acúmulo de água que não chegaram a causar bloqueio nas vias, três árvores caídas, três cruzamentos com semáforos em falta de energia e um poste caído.

Mais chuva

Esta terça-feira (18) será mais um dia de calor e abafamento desde as primeiras horas do dia no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, há formação de chuva no período da tarde e, assim como registrado nos últimos dias, risco para temporais.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso alertando sobre a possibilidade de tempestade entre a 1h de terça e a 0h59min de quarta-feira (19) em todo o Estado.

Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 Km/h e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Previsão do tempo

Quarta-feira: o sol aparece com variação de nuvens, mas períodos de maior nebulosidade provocam pancadas de chuva, sobretudo no decorrer da tarde para a noite. Não se descarta chuva localmente forte e risco de temporal. O vento sopra do quadrante Sul fraco a ocasionalmente moderado. A temperatura volta a subir, provocando calor e abafamento.

Quinta-feira: o sol até aparece entre nuvens, mas haverá muitas nuvens que provocam chuva em alguns momentos no decorrer do dia. O vento sopra fraco do quadrante Leste/Sul. A temperatura sobe menos, mas permanece elevada. Mínima de 22°C e máxima de 30°C.

Sexta-feira: o sol aparece com variação de nuvens, entretanto períodos de maior nebulosidade voltam a provocar chuva no decorrer do dia. O vento sopra fraco a ocasionalmente moderado do quadrante Oeste. A temperatura terá menor elevação, mas ainda deixa o ar abafado. Mínima de 20°C e máxima de 29°C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.